Este blog é destinado a pessoas que gostam de trabalhos manuais. Aqui vou, tentar, colocar não só trabalhos feitos por mim, como também divulgar criações de outras artesãs através dos seus blogs, fotos e vídeos. Desde de trabalhos em feltro, fuxico, patchwork, origami, kirigami, quilling, reciclagem,… enfim, artes manuais de uma maneira geral. Espero que gostem!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Patchwork embutido

Estava navegando pela net e encontrei uma técnica de patchwork espectacular e que parece ser muito fácil de fazer. Chama-se Patchwork embutido. Eu ainda não experimentei mas já fiquei com o “bichinho” e certamente assim que tiver oportunidade irei fazer. mas com certeza vou comprar o isopor (o restante eu ja tenho) e claro se tiver um tempinho vou fazer...



O Patchwork embutido é feito com restos de tecidos embutidos em placas K-line. Tem várias vantagens: não é preciso coser, é óptimo para reciclar restos de tecidos, e dá para reciclar caixas de madeira, molduras ou outra peça que vos venha à cabeça. Podem usar qualquer tipo de desenho desde infantis, florais, geométricos o que conta é mesmo a imaginação. A base desta técnica é a placa K-line (pode ser encontrada em lojas de artes decorativas ou em papelarias, são placas muito usadas em maquetes). Mas após pesquisar na net verifiquei que esta técnica, também pode ser usada em esferovite, walmate (são umas placas azuis usadas em isolamento térmico e podem ser encontradas em lojas de construção) e o mais interessante é que também pode ser usada em cuvetes de embalar alimentos que encontramos nas superfícies comercias. Para quem é adepto da reciclagem e não quer gastar muito dinheiro é uma boa opção. A desvantagem reside no tamanho das embalagens que nos limita em termos de espaço, mas é ideal para pequenos trabalhos. Para além disso a espessura destas embalagens é muito fininha pelo que terão de colar 2 bases para poder dar o efeito pretendido. Existem várias formas de executar o patchwork embutido, mas deixo-vos aqui um vídeo que retirei do blog http://jlartesanatos.blogspot.com que explica passo a passo esta técnica. Espero que gostem!







Eis aqui alguns dos exemplos do patchwork embutido:

http://simplesassimartesanato.blogspot.pt
htp://psimplesassimartesanato.blogspot.pt



http://vanessamainenti.blogspot.ptbola patchwork
http://vanessamainenti.blogspot.ptbola patchwork



3 comentários:

  1. Oi, Sarita gosto muito de patchwork embutido e de fuxico também e seus trabalhos estão muito bem feitos, parabéns! Quero aproveitar a visita para convidá-la a conhecer o meu cantinho www.lardaart.com.br. Ficarei feliz com sua visita.
    Sucesso para você.
    bjs
    Elisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisete fiquei feliz por ter gostado...já visitei o seu cantinho, tem trabalhos lindíssimos, já o coloquei nos meus blogs preferidos. Se não se importar gostaria de divulgar aqui os seus trabalhos, com os devidos créditos.
      Felicidades.
      Beijinhos
      Sarita

      Eliminar
  2. Oi, Sarita
    Obrigada por me seguir e por colocar o meu blog como preferido. Ficaria imensamente feliz se vc divulgar os meus trabalhos.

    Beijos
    Elisete

    ResponderEliminar