Este blog é destinado a pessoas que gostam de trabalhos manuais. Aqui vou, tentar, colocar não só trabalhos feitos por mim, como também divulgar criações de outras artesãs através dos seus blogs, fotos e vídeos. Desde de trabalhos em feltro, fuxico, patchwork, origami, kirigami, quilling, reciclagem,… enfim, artes manuais de uma maneira geral. Espero que gostem!


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Porta-moedas triangular

Numa das minhas "viagens" pelo mundo virtual e descobri uma bolsa muito fofa com um formato bem original, em forma de triângulo. Fiquei logo com curiosidade em saber qual o segredo da sua costura. Descobri um passo a passo no site da Ana Júlia, que me ajudou imenso e afinal não é nada difícil de se fazer.
Aqui vai o meu passo a passo:

Materiais

  • 2 quadrados de 10x10cm de tecido para a frente
  • 2 quadrados de 10x10cm de tecido para o forro
  • 1 tira de 4x12cm no tecido da frente
  • Aproximadamente 22x10cm de entretela termocolante/tela/feltro fino/manta acrílica fina
  • linha na cor desejada
  • Fecho com 10 a 15cm  na cor desejada
  • Máquina de costura e ferro de passar

Execução

1. Coloquei os 2 quadrados de tecido que escolhi para a frente, sobre a tela. Com a máquina de costura contornei os tecidos em zigue-zague para prender (fig1). No final, cortei o excesso.

fig.1



2. Cozi igualmente a tira de tecido (fig.2)

fig.2

3. Posicionei o fecho numa das extremidades, com a frente virada para a frente do tecido e, por cima, coloquei o forro. A frente do forro fica sobre a parte de trás do fecho e de frente para a frente do tecido, como mostra a figura. Alinhavei para os tecidos não se moverem na altura de cozer (fig.3).

fig.3

4. Com o calcador próprio para cozer fechos uni os tecidos ao fecho (fig.4).

fig.4

5. Virei o tecido no direito e com a ajuda do ferro vinquei-o (fig.5). Com a máquina fiz uma costura ao longo do fecho para o tecido não ficar solto (fig.6)

fig.5
fig.6






Ficará como mostra a figura



6. Agora, com a ajuda de alfinetes, juntei frente com frente e forro com forro. Com a máquina fiz uma costura no fundo do lado direito (tracejado a vermelho). No fundo do forro fiz o mesmo mas deixei uma abertura no centro, para conseguir virar o porta-moedas (fig.7)

fig.7



7. Vamos agora aplicar a tirinha. Depois de costurada e desvirada (fig.2), coloquei-a na parte de dentro entre os dois tecidos da frente, pelo lado em que o fecho está aberto (fig.8). 
Fiz uma costura ao longo da parte superior do porta-moedas onde está a alça (como mostra o tracejado a vermelho, fig.9).




fig.8


fig.9


8. No lado que ainda está aberto, onde o fecho está fechado, juntei a costura do fundo com o meio do fecho e prendi com alfinetes (fig.10). Fiz uma costura para fechar o porta-moedas. 


fig.10


9. Cortei o excesso de tecido e de fecho. Virei o porta-moedas pela abertura que deixei no forro e fechei-o com pontos invisíveis. 

E está pronto!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário